COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mais simples do que parece

 

Achar a base certa é um desafio. O problema é que muitas vezes é um desafio duplo: acertar a fórmula E a cor.

Parando pra pensar em quantas possibilidades de cores de peles existem por aí, não tem como esperar que qualquer marca ou linha de bases cubra todo o espectro. Impossível, nem que haja cinquenta cores na linha.

Aí acontece, lógico, o seguinte: a cor perfeita pra nós não é a fórmula que gostamos, ou a fórmula é a que queremos, mas a cor não é exata. Normal, né? Acho que o raríssimo é dar certinho na cor e na fórmula!

E lá vou eu dizer mais uma obviedade: a fórmula, não tem jeito, é o que é, mas a cor é relativamente fácil de ajustar.

Existem corretores amarelos, vermelhos, verdes, azuis, marrons, pretos, brancos, e por aí vai. Usando esses corretores, dá pra pegar uma base muito rosada e neutralizar, ou muito neutra e adicionar um subtom amarelado, por exemplo. Dá pra fazer de tudo.

Só que eu acho isso mais complicado, porque tem que ter uma coleção de corretores. É ótimo e prático pra profissionais, mas a gente que só quer acertar a própria cor, muito mais fácil ter umas coisas mais básicas.

Escurecer uma base que ficou um pouco clara é fácil. É só misturar uma gotinha de uma base escura (sempre tenho uma uns três tons mais escura que minha pele, pra isso mesmo), ou até ajustar com um pó, ou bronzer (leeeeeeeeeeeeeve, leve), no final, se a diferença for pouca. Simples.

Clarear... Bom, clarear é meu problema com a maioria das bases. Geralmente a cor mais clara da linha fica escura pra mim, e acabo com a cara bege (Oi, MAC! Oi, Chanel!). Aquela coisa charmosa.

Resolver isso também não é complicado. Sempre tenho uma base branca por perto. É só colocar uma gotinha, misturar bem e pronto. Simples também.

Portanto, fica mais fácil escurecer ou clarear uma base que é no seu tom (rosado, amarelado, neutro, etc). Mais fácil do que achar sua cor exata na escala claro-escuro e depois ajustar o subtom.

Óbvio que eu não sei se estou usando os termos certos pra me referir às cores, mas acho que estou me fazendo entender, né?

Então, eu tenho duas dessas bases brancas.

 

2011 setembro 013c

 

A da Temptu é bem fluida, e a cor é mais transparente, mas é bem pigmentada. Uma gotinha só já clareia. Se precisar, vou colocando mais, mas bem aos poucos. É boa pra bases mais líquidas e mais transparentes.

 

2011 setembro 019

 

A da Illamasqua é mais densa, e bem mais opaca. Uma gotícula é suficiente. Mistura bem em bases mais densas e opacas.

 

2011 setembro 016

 

2011 setembro 022c

 

2011 setembro 035c

 

As duas são à base de silicones, então, segundo o que ouvi dizer, misturam melhor com produtos com a mesma base. Se for à base de água, há outros corretores (parece que os da Coastal Scents são). Provavelmente é melhor ter um de cada - base água e base silicone.

A vantagem, lógico, é não ter que comprar duas cores da sua base preferida pra formar sua cor ideal. É só comprar a base favorita (fórmula) na cor mais próxima possível e ajustar.

Simples, fácil e óbvio, né? Em todo caso, estou contando porque demorei um bom tempo pra me dar conta dessa obviedade. Agora ficou beeeeeeeeem mais fácil resolver esse probleminha.

 

2011 setembro 003ED

 

Em tudo dá-se um jeito!

NOTAS: Illamasqua: comprei na própria loja online da marca (30ml, £25); Temptu: comprei na Camera Ready Cosmetics (30ml, US$25).

 

23 comentários:

Dáfni disse... [Responder comentário]

Renata, pode ter demorado um tempão pra vc descobrir isso, mas acho que não é tão óbvio assim... Eu não tinha conhecimento destes corretores de base até vc falar, e já me livrei de um monte de bases por causa disso (vc sabe, né - rs).

Valeu mesmo pela dica! Super utilidade pública!

Beijos

P.S.: e que gatinho fofo! :)

Renata disse... [Responder comentário]

Oi, Dáfni! Eu tinha postado com algumas informações (e fotos) faltando. Já complementei, se quiser dar mais uma olhada no post...

Então, consigo ajustar todas! Uma beleza! :D

(é uma gatinha, a Mega)

bjs!

Juliana disse... [Responder comentário]

Olá Renata! Tudo bem? Hoje eu estava procurando umas resenhas sobre a base colorstay e encontrei este post: http://meninafinna.blogspot.com/2011/01/resenha-base-revlon-colorstay-mineral.html
Dá uma olhada nisso depois. A pessoa simplesmente copiou TUDO que a Milena falou em um vídeo sobre essa mesma base. A folgada não deve nem ter se dado o trabalho de experimentar a base. Pra falar a verdade, até duvido que ela tenha a colorstay. Ela simplesmente transcreveu o que a Milena disse. Tá tudo lá. Ah, e o detalhe, nem sequer mencionou o blog de vcs, assinou como se fosse de autoria dela. Tem gente muito folgada nessa vida, não? Bjos pra vcs!!! Amo o MAKEUPalooza!!!

Dani Cano disse... [Responder comentário]

Muito legal! Eu escurei a minha base c/ uma base um pouco mais escura.

Pq a Milena sumiu??

Anônimo disse... [Responder comentário]

geeente vivendo e aprendendo. Nunnnca q eu sabia q existe base branca.
To triste agora, pq me desfiz de várias bases mais escuras, se eu soubesse..rsrs

Bjs Rê, adorooo o Makeupalooza.

Marcella disse... [Responder comentário]

Eu não sabia dessa base "branca".Eu tento misturar porque tenho 3 bases mega caras que não são da minha cor,mas eu descobri que a textura final fica meio zuada, não sei se dá pra entender..rsrs, agora mesmo vou comprar base, aliás fiquei sabendo na Beuaty Fair que a Revlon Colorstay não vem mais na versão combination skin, e o cara me disse que é a mesma coisa usar a dry skin.. ahan,..Agora quando eu compro, eu passo na pele, vou dar um rolê e só depois volto na loja, não tem essa de vendedora me empurrar coisa!

Patricia disse... [Responder comentário]

Renata, o site da illamasqua fornece número para rastreamento? Vc lembra quanto tempo demorou para seu pacote chegar? Beijos!

Amanda Rua disse... [Responder comentário]

OI, Renata!
Não, não é tão óbvio assim não!!! Achava que esses vidrinhos coloridos eram apenas p maquiagem artística e pra airbrush... E mesmo que eu imaginasse usá-lo assim, nunca ia acreditar que funcionaria... Mas que coisa! Vou pesquisar...Nossa, e tem tipo mini kit!http://www.preciousaboutmakeup.com/makeup/temptu-adjusters-pack
O meu problema é o amarelo (eu sou uma pessoa extremamente amarela!e as bases vendidas como amareladas geralmente são ou claras demais ou laranja).Fiquei extremamente tentada, pq isso abre uma gama enorme de possibilidades...
Bjoks

Lady LoLo disse... [Responder comentário]

que bom né? Pra tudo se dá um jeito!

Renata disse... [Responder comentário]

Juliana, ficamos PASSADAS com o que você contou. É igualzinho o conteúdo!!! Vai saber o que mais ela plagiou lá no blog creiço dela... É incrível onde chega a falta de noção e de limite de algumas pessoas. Sério, difícil até acreditar que isso existe. Também é difícil imaginar o que leva uma pessoa a fazer uma coisa assim, e só posso pensar que é atitude de uma pessoa que crê profundamente que não tem nada - mas nada MESMO - pra acrescentar ao mundo. Deve ser tão difícil ter que conviver consigo mesma consciente dessa total inépcia, né? (Mas eu não sou nobre a ponto de me compadecer dela; ainda acho uma tremenda sacanagem, e que nem essa absoluta falta de conteúdo da pessoa justifica uma desonestidade desse tipo.) Agradecemos muito mesmo por você ter vindo avisar. Pelo menos sabemos que NOSSO conteúdo é bom o suficiente pra ser copiado! hahahah :-*

Dani, funciona, né? A Mi sumiu... bom, não sei direito, provavelmente anda com muito trabalho. Tem fases assim, né? :) Ela vai gostar de saber que a falta dela é sentida. :)

"Anônimo que adoraaa o Makeupalooza" (esqueceu de assinar!), bom , daqui pra frente você pode salvar tudo e não se desfazer mais de coisas que você gosta! :D

Renata disse... [Responder comentário]

Marcella, quanto mais clara (branca) e quanto mais escura as bases que vc usar pra ajustar, menor a quantidade que precisa, e aí você não vai 'zoar' a textura da base que você gosta e que tem a fórmula ideal pra você. Como assim a Colorstay pra peles mistas vai sair de linha ou vai parar de ser trazida pro Brasil? Que gente maluca! É uma das bases mais bem sucedidas da marca! (Tá certa você. Mesma coisa se comprar qualquer uma das duas só a comissão dela, né? hmf!)

Patrícia, eles fornecem um número de rastreamento de lá, mas não sei se dá pra rastrear depois que entra no BR. O tempo é variável, acho que nem depende deles. Tenho recebido encomendas com 20 dias, ou com 2 meses de demora, independentemente da loja (algumas do mesmo lugar!) Sempre que pedi da Illamasqua veio super rápido, mas nosso correio tá infernal, então não dá pra saber ao certo.

Amanda, dá pra ajustar também o amarelo, o verde, o rosa, tudo. É só usar aquele princípio de cores opostas, se precisar "neutralizar" uma cor, ou usar o corretor que você quer pra acentuar o fundo (amarelo, no caso). Dá pra neutralizar o laranja com corretor azul, por exemplo. Um kit desses é investimento, deve durar uma eternidade. Dá até pra transformar um corretivo (se for líquido) num corretor (verde, amarelo, salmão, etc). Legal, né? :D Mil possibilidades mesmo!

Lady Lolo, ainda bem!

beijos!

Karin disse... [Responder comentário]

Aproveitando o ensejo, quero dizer que adoro seu blog, ele é lindo, sempre estou lendo seus posts, apesar de não comentar sempre.
Queria pedir um favor, se puder ajudar a divulgar meu blog.
Acabei de criá-lo, então está bem no comecinho....

Ajuda ae!!!
bjs

Anônimo disse... [Responder comentário]

Legal essa base branca, nunca tinha ouvido falar nisso. Eu costumo comprar bases na cor bege claro, na hora elas ficam bem claras, mas depois chegam no tom ideal (eu sei, é esquisito, mas comigo funciona, talvez por ter a pele oleosa). Adoro esse blog, bjs.

Elô

Karina Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi, Renata. Adorei a dica. Tenho mania de comprar base mais escura que a minha pele achando que a mais clara vai ficar clara demais... E já tive que me livrar de várias por causa disso. Agora não preciso mais. Obrigada!

Magda Michelle disse... [Responder comentário]

Adorei a dica, realmente escurecer é fácil, clarear é dificil, quero minha base branca agora.
http://makefeita.blogspot.com/

Antonia - makesporciaobella.blogspot.com disse... [Responder comentário]

Renata, que ótimo!

Fernanda C. disse... [Responder comentário]

Adorei o gatinho que ilustra o post !
Muito fofo!

Bjs,
Fernanda C.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Obrigada, obrigada ! Sempre pensei que não tinha jeito para este meu problema...

Vicky disse... [Responder comentário]

Renata, quem é esse vesguinho fofo??? Gato adora uma caixa mesmo. Ai que saudade dos meus!

Idol Lash disse... [Responder comentário]

Renata, this is beautiful! I love it!

Renata disse... [Responder comentário]

Nossa, atrasadona nas respostas! Mas espero que em tempo. :)

Karin, fooooooooooofa, obrigada! Quanto a divulgar, a gente tenta adotar uma postura neutra com relação a outros blogs, porque senão algumas pessoas que a gente não divulgar podem ficar chateadas. O seu blog tá bonitão, quando você perceber já tem muita gente lendo, mais do que vocÊ imaginaria, você vai ver. :)

Elô, elas tendem a escurecer porque oxidam, geralmente. Mas marcas que não têm bases bem claras ficam complicadas exatamente por isso: a cor "certa" depois escurece e fica horror. rs Nesses casos o branco ajuda muito! Que bom que vc gostou do post e gosta do blog! :-*

Karina, não se livre, não! É muito facinho consertar. :) Eu é que agradeço por ter dado retorno.

Magda, se jooooooooooooga! SEMPRE vai te servir, você vai ver.

Antonia, realmente é uma salvação. :)

Fernanda, ela é uma menina, esqueci de dizer! hahah Todo mundo pensando que ela é gato. Mas que é fofa, é mesmo hahah

Anônima, que bom que foi útil!Fico contente!

Vicky, essa vesguinha é a Mega. É um dos gatos mais inteligentes que eu já tive. E vesga mesmo! hahaha TAdinha... Mas é um doce. E ama caixas de papelão - a alegria dos gatos. hahah Mesmo nas que ela não cabe ela entra.

Beijos!

Vintage Taste disse... [Responder comentário]

Valeu a dica mesmo, Renata! Também já tive que me desfazer de muitas bases, algumas delas bastante caras, por conta disso.
Como sei que gostam de Pin Up's, aproveito para convidá-las para conhecer nosso site:

www.vintagetaste.com.br

Beijão,
Ana

Renata disse... [Responder comentário]

@Vintage TasteLindas as imagens, Ana!
bj

Related Posts with Thumbnails