COMUNICADO

Oi gente!

É provável que vcs notem que em alguns posts do blog há fotos que não aparecem ou não abrem ampliadas em outra janela. Nós tivemos problemas com a hospedagem dessas imagens, por isso algumas foram perdidas.
Já estamos trabalhando a fim de recuperá-las (temos backup, ainda bem!). O processo levará algum tempo, mas vai dar tudo certo.
Agradecemos pelo apoio recebido até o momento, e contamos com a compreensão de vcs. <3

terça-feira, 1 de junho de 2010

Para quem nunca fez compras internacionais: dicas e esclarecimentos


comp_int

Normalmente, a gente recebe muitas perguntas sobre compras via web, em especial sobre sites internacionais. As dúvidas são as mais frequentes mesmo, aquelas que eu acho que todo mundo tem antes de fazer a primeira compra.
Esta semana, o assunto rendeu mais perguntas que o normal. E, como nós não tínhamos nenhum post específico para esclarecer TODAS as dúvidas de uma só vez (existem várias dicas espalhadas pelo blog e ao longo de tópicos diferentes), achei que seria uma boa idéia fazer um resumão, tipo um FAQ*.
* FAQ = Frequently Asked Questions = Perguntas mais frequentes.

Nem sempre dá pra dar a atenção que a gente gostaria por e-mail, principalmente quando a compradora precisa de ajuda de uma forma mais específica. Por isso eu incluí algumas dicas em formas de perguntas. Espero que ajude!

 

1. Eu não falo inglês. E agora?
Se vc não fala inglês, fica um pouco mais complicado. Quase sempre o processo é o mesmo de qualquer loja virtual mas, se vc ficar muito insegura, a minha sugestão é fazer a primeira compra com alguém que possa auxiliar. Assim vc se familiariza com a loja e com as etapas. Se tiver a oportunidade de ter alguém te ajudando, aproveite e faça uma visitinha à seção de HELP ou FAQ da loja, para saber o que fazer caso um dia encontre algum imprevisto.
Na falta de uma pessoa, o tradutor online pode ajudar bastante. Mesmo que a tradução fique esquisita, dá pra ter uma boa noção do conteúdo das mensagens.


2. Qual tipo de frete escolher?
Pra quem não está acostumado, a nomenclatura dos fretes confunde mesmo.
- O USPS First Class International é o tipo mais comum de frete, ou seja: SEM RASTREIO, com tempo de entrega normal. Pelos mesmos motivos, é o mais barato e mais demorado. O valor mínimo varia muito e vai depender da loja (algumas começam em poucos dólares, outras já começam com o frete mínimo em U$10). O risco, no caso de extravio do pacote, é do cliente. Algumas lojas até fazem reembolso ou reenviam a encomenda mas, a rigor, elas não têm obrigação.
- Priority Mail é a encomenda com rastreio. Com ela vc tem garantias contra extravio, e o prazo de entrega é menor. E, por isso, o valor é bem maior do que o frete comum. Quando vc escolhe um frete com rastreio, o valor da compra é declarado e, nesse caso, não há como evitar o imposto de importação.
- Express Mail. Tem as mesmas características do Priority Mail, sendo que a entrega, por ser mais rápida, custa mais caro. E também como no caso do Priority Mail, não há como evitar o imposto de importação.


3. Quanto tempo demora?
Não há como responder essa pergunta de outra forma que não “depende”.
Depende da loja, depende da época, depende de onde vc mora, depende dos nossos correios…
Algumas encomendas chegam em uma semana (raro, mas acontece), a maioria chega entre 15 e 20 dias, algumas chegam a demorar 30 dias, outras podem levar quase 2 meses. Algumas lojas são mais rápidas que outras, mas mesmo assim pode variar. Já recebi uma encomenda em 7 dias, e outra em 15, ambas da mesma loja. Quem mora fora do sudeste também leva mais tempo pra receber as encomendas, como a Carlinha mostrou AQUI.
Nas festas de fim de ano, a coisa complica, e muuuuuuuuito. Se pedir algo no final de novembro ou em dezembro, há grandes chances de sua compra só chegar no ano seguinte. Se puder, evite comprar nesse período e se programe com antecedência. Ou, se quiser aproveitar as promos da época, desencane de esperar com ansiedade o carteiro e relaxe.


4. Preciso de cartão de crédito internacional?
[Editado. Obrigada às dicas das meninas nos comentários!]
Não precisa ser de crédito (leia até o final)…
Com cartão de crédito internacional vc tem mais opções, pois poderá comprar em qualquer lugar. Mas muitas lojas aceitam o PayPal, e hoje em dia o PayPal aceita cartão de débito (desde que também seja internacional, infelizmente).
Para saber como funciona o sistema deles direitinho, é só dar uma olhada nos links da seção “Primeiros Passos”.


5. Como funciona a história das taxas?

[Editado. Obrigada às dicas das meninas nos comentários!]
É assim: quando vc compra em loja, QUALQUER encomenda, de QUALQUER valor, pode ser taxada. O valor das taxas é de 60% sobre o TOTAL (compra + frete) da sua encomenda. Mas em algunas casos ainda é cobrado o ICMS, o que pode elevar o imposto para 88%. Lembre-se também que no cartão é cobrado ainda o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), de 2,38%.
A história do limite de 50 dólares é para pacotes enviados por pessoas físicas, e identificados como presentes. Como uma loja é uma pessoa jurídica, essa regra não se aplica e o risco da taxa existe. O que acontece é que, como são muitas entregas, a Receita acaba fazendo vista grossa para as compras abaixo de 50 dólares. Mas isso não é regra, e não há garantia nenhuma. Se eles quiserem taxar um pacotinho de 5 dólares, eles podem. Pela lei, todo mundo deveria pagar imposto. Quem não paga, é por pura sorte.


6. Fui taxada? E agora?
Se o pacote chegou à sua casa, vc não foi taxada. Vc sabe que foi taxada quando recebe uma notificação dos Correios. No papelzinho vem dizendo o valor da compra, o valor da taxa, e o endereço da agência aonde vc tem que comparecer para retirar e encomenda.
Só o próprio destinatário pode retirar o pacote, por isso leve um documento de identificação. Para que uma outra pessoa faça a retirada, é necessária uma procuração.
Não se esqueça de que o pagamento é feito somente em dinheiro.


7. A taxa não corresponde ao valor das minhas compras. O que fazer?
O valor das compras pode ser arbitrado. Em alguns casos, a Receita atribui um valor diferente por não concordar com o valor declarado na nota.
Quando isso acontece e o valor real do produto for menor que o valor arbitrado, vc pode pedir revisão. MAS:
A. Certifique-se de que vc tem como provar quanto pagou pelo produto: imprima e leve o comprovante de conclusão de compra da loja, o e-mail de confirmação, a página da loja virtual onde o produto aparece (com preço), o comprovante do PayPal, fatura do cartão de crédito, etc.
B. Na agência dos Correios, preencha o requerimento de revisão do imposto de importação. Vc pode baixá-lo AQUI, e ficar sabendo em detalhes como proceder AQUI (sugiro a leitura do link).
C. O processo leva tempo, pois durante a revisão o seu pacote volta para a Receita. O que quer dizer que vc vai ter que esperar ainda mais. Convém fazer uma avaliação da discrepância de valores, para ver se a espera extra vale a pena.
D. Não minta. Os fiscais não são bobos, e sabem que algumas lojas marcam produtos como “gift”. A menos que vc tenha realmente como provar que o valor pago foi menor, melhor não arriscar.


8. Em quais lojas vc já comprou? A loja é boa, vc indica?
Na seção Shopaholic Corner, ali nos ícones da coluna direita do blog, vc encontra 2 coisas bacanas:
- Lista de lojas virtuais que entregam no Brasil
- Uma resenha contando nossa experiência nas lojas onde compramos
A lista está sempre sendo atualizada, então é legal ficar de olho e passar por lá antes de perguntar, capaz de vc encontrar a resposta que estava buscando. :)
A gente diz com quais lojas teve boas experiências e de quais a gente gosta, mas nós não nos responsabilizamos por nenhuma loja. Cada experiência de compra é única, e pode ser que o que deu certo pra mim não dê pra vc, e vice-versa. Por isso, nós não “indicamos” lojas, apenas listamos.


9. Vc pode me ajudar a comprar ou fazer um tutorial de compra na loja X?
Gente, por mais que a gente queira ajudar, não dá. São dúvidas por e-mail, nos comentários, até pelo YouTube. São muitos os pedidos desse tipo, e cada caso é um caso… Imagina a confusão!
O meu conselho é: a seção de FAQ (ou de HELP) é a sua melhor amiga! Sempre que eu vou fazer compra em uma loja nova (e eu digo SEMPRE, MESMO) eu dou uma olhadinha no FAQ. E isso que eu sou burra velha de compras pela web!
Lá estão informações sobre prazos, possíveis problemas, política da loja para casos de extravio e de reembolso, e-mails de contato, etc.
Eu sei que é chato “estudar” esse tipo de coisa, mas é o preço que a gente paga para fazer uma compra informada. Normalmente, todas as informações de que precisamos estão disponíveis no site da loja.
Às vezes, quando alguém me pede ajuda querendo saber alguma informação que eu sei que está disponível na loja, eu respondo um e-mail curtinho, falando pra pessoa dar uma olhada no site. Não é má vontade, é porque o tempo é curto mesmo, nem sempre dá pra ajudar. ;)

 

Espero que esse resuminho sirva pra tirar algumas dúvidas. Ele vai ficar arquivado na tag de FIXOS, que é a seção que criamos para identificar os posts de ajuda e consulta. Assim ele fica fácil de achar, quando for preciso. ;)

17 comentários:

Iza Vieira disse... [Responder comentário]

Acho tão lindo como vcs fazem tudo organizadinho e bonitinho.
Se tem uma coisa que eu valorizo é capricho... e isso vcs tem de sobra!

Anna disse... [Responder comentário]

só uma coisa, para utilidade pública: FAQ = frequents asked questions = perguntas frequentes. Tem milhões de pessoas que nao sabem o que é FAQ ;-)

Karen Lommez disse... [Responder comentário]

Milena, querida, que post heim? Do estilo "tudo que vc queria saber sobre compras internacionais e não tinha coragem de perguntar"! Super completo e elucidativo! Adorei! Parabéns. AGora, depois de ler, fiquei ainda mais desanimada de comprar assim. Sempre tive medo de tentar e agora vi que esse jogo de nervos não dá para mim, Sou mega ansiosa. Ando preferindo comprar aqui, de pronta entrega e mais caro, mas sem o risco de ter supresas com taxas e prazos, ou encomendar de meninas que viajam e trazem. BJK

anemaus_ disse... [Responder comentário]

PArabéns, muito legal, com eu precisei dessa explicação a uns 2 anos... comprei através de uma amiga, e aconteceu de tudo: ela mandou e voltou tudo; ela mandou parte e paguei horrores de imposto, depois ela mandou como presente e aleluia chegou e a outra parte veio de navio... aff, que novela! Mas acredito que o melhor de tudo pra comprar fora é conhecer alguem que more lá ou traga de viagem pra vc, pois o imposto é alto e corremos o risco de perder. Se for assim, mais vale ir ali no shopping e gastar uns 30 ou 50 reais a mais e ter seu produto!Bjs e parabéns novamente!

Camila disse... [Responder comentário]

Milena,
adorei sua explicacao e realmente eh o q acontece.
A unica coisa que faltou eh que alem da compra, vc paga 2,38% de IOF (Impostos sobre Operacao Financeira) por cada transacao!
E para fazer transacoes no paypal vc precisa de um cartao, mas pode ser de debito tb mas precisa ser internacional, exatamente para cobranca do IOF na sua conta.
Mesmo asism tem coisas que vale a pena esperar 15 a 30 dias pra chegar, o valor, mesmo pagando taxa sai mais barato que aqui...

Bjos
Ca
coisasdoseua.blogspot.com

Caroline® disse... [Responder comentário]

Muito legal a iniciativa de vcs. O post ficou bem organizado e com as informações mais importantes. Só faltou mesmo falar do IOF, que sempre é cobrado na fatura do cartão. Eu tenho costume de comprar em sites gringos (este mês foram 2...) e não é mesmo um bicho de sete cabeças. Basta estar bem informado e saber alguns macetes importantes, como não comprar no fim do ano... E o valor compensa demaaaaaais.

Liah disse... [Responder comentário]

Adorei Milena o post, explicadinho e importante pra nos consumidoras de plantão. eu fiz minha primeira compra na web internacional com a ajuda da Renata, e dai em diante nao parei mais!!
Adoro o blog de vcs!
bjuss
Liana
WWW.makeuphoney.blogspot.com

San Sicoli disse... [Responder comentário]

Nooossa, que bárbaro Milena! Muito esclarecedor, já estou pensando seriamente em me jogar nas compras internacionais, porque nas nacionais já sou mestre! :D
Bjs

Menina Fina disse... [Responder comentário]

Oi linda!!!! Tudo blz?!?!
Dá uma passadinha lá no blog meninafinna.blogspot, que tem selinho pra vc lá!!!!
Bjo

Gabriela Stark disse... [Responder comentário]

Olá! :D

Acho que meu comentário anterior não entrou! o.O

Bem, ADOREI o post sobre as compras! A Milena já havia me dado uma "meia luz" quando perguntei aqui no blog mesmo sobre o assunto, o que pra mim foi suficiente pra comprar na Cherry Culture e fazer parte das Ansiosas Anônimas! Rs... imagina agora, com todas essas explicações!

Sincereamente, dependendo da marca eu acho que realmente vale a pena correr o risco, pois como li aqui no blog em algum outro post, é bem improvável que uma loja dessas que já são bem conhecidas resolva que vai mandar os produtos pra umas pessoas e pra outras não...
Fiquei chocada quando vi na Criativa de maio um iluminador da NYX por R$75,00 e na cherry culture o mesmo estava $6,75!!!! Mesmo que se pague taxa, acho que continua valendo a pena o risco!

Enfim, me empolguei com o post e já escrevi bastante.

Um beijo meninas, e parabéns pelo blog, principalmente por interagir com suas leitoras!

Dáfni disse... [Responder comentário]

Milena, perfeito! Já dá pro pessoal se virar, né?

Eu sou meio kamikaze, vou comprando e não leio o FAQ das lojas... mas enfim, até hoje nada de ruim me aconteceu!

Beijos

Bianca disse... [Responder comentário]

Mi, muito bom esse post!!!! Super completo!!!!

Eu já fiz diversas compras pela internet, e gosto muito, mas quem faz compras tem que estar ciente que o produto pode nunca chegar na sua casa, ou levar 6 meses(!!!) pra chegar (como aconteceu com uma amiga minha), e ver se caso a compra for taxada ainda vale mais a pena comprar pelo site do que em uma loja (se a loja no caso existir no país, cidade da pessoa).

Beijos

Carlinha Salgueiro disse... [Responder comentário]

Milena, otimo post, bem explicado - muito claro, resumido, com todas as informacoes necessarias!
Vou recomendar o post quando receber duvidas assim.
Eu sou como a Dafni meio Kamikaze, mas tambem acho que nunca comprei em loja que nao tenha lido alguma resenha em algum blog antes. Nem que seja do tipo comprei chegou!

PS1, estou com o teclado desconfigurado e nao sei onde estao os acentos e os sinais.
PS2, obrigada por citar o post do blog.

Beijos!

Jéssica Souza disse... [Responder comentário]

Olá, obrigado pelo post. Me ajudaram na hora certa. Estava quase comprando um produto no mercado livre que vinha nessas condições. Acabei ficando com medo e desisti. ;)

beijos

@jessicasouza
http://jessicasouza.wordpress.com

Branca disse... [Responder comentário]

oi Milena,onde posso comprar os pinceis roxinhos? vc me indica algum site da china confiavel e mais em conta.aguardo. bjsss

Alini2010 disse... [Responder comentário]

Um sonho seu blog, gostei muito! Estou te seguindo e adoraria que me seguisse tbm, eu ficaria muito feliz! Bjoks!!!!http://www.querogostardemim.blogspot.com/

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Iza

Obrigada! Que bom que a organização ficou boa, tentei deixar de um jeito fácil de entender e consultar. :)




Anna

Bem lembrado, editei e fiz uma observação pra deixar explicadinho, no começo do post!




Oi Karen

Obrigada! A idéia é ficar uma consulta rápida pra tirar aquelas dúvidas que todo mundo tem no começo.
Olha, se vc é muito ansiosa, a espera pode ser um teste de autocontrole, hehe. Mas é muito bacana tb quando a sua encomenda chega! A sensação vicia, hehe.
É só se conformar em esperar um mês. Às vezes, a gente espera mais que isso juntando grana pra comprar aqui, né? A diferença é que assim a gente espera já sabendo que a encomenda tá a caminho! :P




Anemaus

É, ter alguém que traga/envie pra vc seria o ideal, né?
Mas é questão de fazer as contas mesmo. Tem coisa que mesmo com o imposto, vale a pena pedir de fora. Muitas vezes a diferença de preço é bem grande...
Eu confesso que tenho pena de dar a grana nos produtos aqui, com essa diferença de preço, mas concordo que é tentador.




Oi Camila

Editei o post pra atualizar as informações, obrigada!




Oi Caroline

Concordo, o valor compensa mesmo. Sem contar que eu adoro a experiência de comprar pela net, esperar chegar... Vicia, hehe.
Obrigada pela dica, atualizei o post.




Oi Liah

O problema é esse, a gente depois que experimenta não para mais, né? rsrs
Mas é que é tão fácil, e temos acesso a tantas coisas bacanas... Que bom que deu tudo certo pra vc!




Oi San

Acho que vc não vai notar muita diferença na parte prática. É só realmente se preparar mentalmente pra esperar, e ler resenhas sobre a loja onde vc pretende comprar. Boa sorte!!




Menina Fina

Obrigada!




Oi Gabriela

Que legal que as dicas te ajudaram a comprar na Cherry Culture! Tb estou esperando a compra que fiz por lá, hehe.
Sabe, eu realmente não acredito que seja culpa das lojas, quando o pacote não chega. Até mesmo pelo rastreio, eu tenho notado que o problema está nos NOSSOS correios, porque inclusive já tive VÁRIOS extravios de encomendas nacionais, via sedex.
As lojas estrangeiras acabam levando a culpa injustamente. Como lá fora eles são muito éticos (ou pelo menos, a maioria é), acabavam reembolsando as meninas que reclamavam, mesmo sem ter obrigação (afinal, o risco do frete sem rastreio é nosso). Por conta disso, algumas lojas pararam de entregar no país.
Pelos preços, eu arrisco mesmo, e até agora deu certo. ;)




Oi Dáfni

Pois é, é um mini-guia, serve de ponto de partida. :)
Eu leio o Help mais por desencargo mesmo... Mas tô como vc, até hoje nunca tive problemas!




Oi Bianca

Até soube de alguns casos doidos de demora excessiva, e tal... Mas são exceção, com certeza. É um risco que a gente assume, mas na maioria das vezes vai dar tudo certo.
E vc disse bem, nem sempre a gente tem a opção de comprar mesmo com imposto, pq às vezes o produto nem existe no país. Nessas horas, as compras internacionais salvam a gente!




Oi Carlinha

Que isso, citei seu post porque ele foi ótimo mesmo, mostra direitinho como são nossos Correios.
Eu uma vez fiquei com um pacote em trânsito pelas agências no país por mais de um mês... Sendo que o troço levou 5 dias pra chegar da China ao Brasil e eu moro em SP capital. Não é mole não, viu.




Oi Jéssica

Acho que não entendi bem o que vc quis dizer, mas creio que as coisas anunciadas no ML são para pronta entrega, vendidas no Brasil.




Oi Branca

Não sei quais são os pincéis roxinhos, não conheço... A menos que eu não esteja ligando o "nome à pessoa".
O único site da China onde fiz compras foi o DealExtreme, mas ele é de produtos em geral, não de make.




Oi Alini

Obrigada!



Beijos, meninas!

Related Posts with Thumbnails